Ao instalar um novo aplicativo no seu celular, é normal que ele peça permissões para acessar seus dados. Recursos como câmera, localização, permissão para salvar arquivos ou acessar a lista de contatos podem ser necessários para algumas aplicações funcionarem corretamente, mas isso não é regra. Fique atento(a)!
Alguns aplicativos podem ser abusivos ou maliciosos, solicitando permissões além das necessárias. Suspeite de apps que estejam acessando dados ou recursos alheios ao funcionamento indicado por eles. Por exemplo, um aplicativo de edição de fotos não deveria ter acesso aos seus contatos, assim como um aplicativo de calculadora não precisa saber da sua localização.
Se você fornece as permissões, esses aplicativos poderão utilizar seus dados e comprometer sua privacidade. Os dados pessoais são cada vez mais valiosos, seja para publicidade direcionada ou mesmo para a prática de golpes, o que vêm se tornando cada vez mais comum.
Por isso, além de baixar aplicativos somente de fontes confiáveis, leia as Políticas de Privacidade. Ao fazer isso e configurar as permissões de uso, você minimiza os riscos de que informações como localização, fotos, mensagens, dados sigilosos e hábitos cotidianos sejam enviadas para pessoas mal intencionadas.
Atenção: O sistema operacional do seu smartphone permite verificar quais permissões são fornecidas para cada app instalado.
No Android, a opção está em Configuração -> Apps -> Todos os apps. O próximo passo é selecionar o app desejado, escolher a opção “Permissões”, verificar as permissões solicitadas pelo aplicativo e desativar as que não forem necessárias.
Para sistemas iOS, escolha a opção Ajustes, selecione o aplicativo desejado e as permissões que deseja fornecer para aquele app.
E não se esqueça, antes de instalar um aplicativo, pesquise sobre o desenvolvedor; leia os termos de uso e privacidade; verifique se as permissões pedidas estão de acordo com o funcionamento do aplicativo; e negue as permissões que considerar abusivas. Proteja seus dados!
Via: Cidadão na Rede