Informativo

Caros clientes,

Viemos através deste informativo trazer um esclarecimento sobre o ocorrido no sábado dia 14/08. Onde uma combinação de eventos causou uma indisponibilidade de nossa internet em Heliodora.

Evento rota secundária


As 12:45h do dia 14 de agosto, tivemos uma indisponibilidade da nossa rota secundária (HELIODORA X LAMBARI X SAO JOSE DOS CAMPOS X SAO PAULO). O problema foi identificado como um rompimento do circuito óptico e a equipe da operadora foi deslocada para a identificação do local afetado e reparo.

Os técnicos conseguiram acessar o local as 17:45h, quando foi identificado que a fibra foi vandalizada. O cabo foi cortado em uma caixa subterrânea, não sendo possível realizar a fusão das fibras e sendo necessária a substituição do trecho subterrâneo até a próxima caixa de passagem.

Imagem do cabo cortado dentro da caixa de passagem subterrânea .

Imagem do cabo cortado dentro da caixa de passagem subterrânea .

Evento rota principal


No mesmo dia, as 15:00, nosso monitoramento alertou para indisponibilidade da rota principal. A partir desse momento, nossos clientes ficaram sem acesso a internet.

Prontamente já foram iniciadas as tratativas e identificado outro rompimento óptico. O técnico local foi acionado para inspeção do trecho da rota principal (HELIODORA X CAREAÇU X SP/BH).

Durante a inspeção foi identificada a causa, um incêndio as margens da rodovia que danificou em várias partes nossa rede óptica, sendo necessária inclusive a interdição do transito no local durante vários momentos.

Defesa Civil, Bombeiros, Polícia e caminhão pipa da prefeitura estiveram no local para controlar a situação.

Dada as proporções, foram acionadas mais duas equipes de apoio que se deslocaram de São Gonçalo do Sapucaí – MG e Passa Quatro – MG para auxiliar nos reparos e medidas paliativas necessárias. Prezando sempre pela segurança de nossos colaboradores.

Normalização dos circuitos

Considerando a dificuldade, por se tratar de um trecho subterrâneo, somente as 20:22h foi concluído o reparo da rota secundária, restabelecendo assim a conexão com a internet dos nossos clientes em Heliodora.

A rota principal foi reestabelecida de maneira paliativa as 22:15h.

Depois de muita dificuldade de acesso em alguns locais e as condições devido ao incêndio, com muito empenho da equipe conseguimos cumprir nosso objetivo.

Conclusão da obra na rota principal

Na semana seguinte ao fato, estivemos no local para fazer levantamento de todo o trecho afetado pelo incêndio, contabilizar os danos e tudo que seria necessário para reparar por completo o trecho.

Foi constatado a necessidade de substituição de um trecho de aproximadamente 3km do cabo de fibra óptica e de vários postes. Conforme linha vermelha na imagem abaixo:

Essa semana dos dias 23/08 a 25/08 foi concluída por completo a obra de reparo dos trechos afetados pelo incêndio.

Agradecimento

Agradecemos a todos os nossos clientes pela compreensão, por confiarem em nossos serviços e missão de levar internet de qualidade com seriedade e comprometimento.

Conte sempre conosco!


NOVALINK INTERNET