Home office em 2022: como organizar seu escritório em casa?

2022 chegou e, sempre que um novo ano começa, paramos para refletir sobre os aspectos a melhorar ou aperfeiçoar em nossas vidas, as famosas resoluções de fim de ano. Uma resolução que tem sido recorrente entre os brasileiros é melhorar a qualidade de vida, sobretudo diante do cenário pandêmico em que nos encontramos há quase dois anos.

Dentro desse tema, é impossível não tratar do assunto home office, ou seja, trabalhar em casa. Desde março de 2020, tivemos que reaprender a forma de executar nossas tarefas profissionais, levando em consideração o trabalho remoto.

Usar um cômodo da casa para executar as atividades que fazíamos no escritório da empresa foi um dos grandes desafios que enfrentamos nos últimos tempos. Agora, com a retomada parcial de algumas empresas para o modelo híbrido, é preciso readaptar-se mais uma vez.

Porém, há ainda aquela parcela da população que prefere manter sua rotina de trabalho remoto, pois enxerga vantagens do home office em relação aos modelos tradicionais de trabalho, como deslocamento, gastos diários com transporte e alimentação etc.

Montar um escritório para trabalhar em casa é uma tarefa desafiadora, mas, ao mesmo tempo, oferece uma série de benefícios para a nossa saúde e qualidade de vida. Pensando nisso, listamos algumas dicas importantes a serem consideradas para isso.

1. O lugar ideal: um cantinho próprio para o trabalho

A primeira coisa que devemos considerar na hora de montar o escritório particular em casa é encontrar um espaço. Pode ser aquele canto da sala mal aproveitado ou um quarto de hóspede que ninguém usa. O ideal é ter um ambiente próprio para o trabalho.

Destacamos esse aspecto não só por conta do foco no trabalho, mas também por uma questão de preservação e divisão dos espaços de lazer e descanso. Misturar as esferas pessoais e profissionais pode ser uma cilada que criamos para nós mesmos.

O mais importante é nunca perder a disciplina do momento do trabalho, mas saber a hora de parar de trabalhar. Fazer um exercício de ligar o computador no início do expediente e desligá-lo no final é altamente recomendado, para que você não trabalhe além do que é preciso.

2. Escolha bem seus móveis e computador

Depois de eleito o ambiente propício para montar o escritório chegou o momento de, efetivamente, pensar nos móveis que irão compor seu home office. Profissionalizar esse espaço traz muitos benefícios que vão além de apenas otimizar o trabalho, e podem favorecer a saúde mental, física e a sensação de bem-estar.

Quando falamos de uma sábia escolha dos móveis, por exemplo, estamos falando de uma cadeira e escrivaninha compatíveis não só com o espaço escolhido, mas principalmente que sejam ergonômicos para o seu corpo.

Especialistas e fisioterapeutas são categóricos sobre esse assunto: uma boa cadeira e mesa fazem toda diferença para a nossa saúde a longo prazo, pensando numa melhor postura, que favorece a coluna. Ter móveis de apoio também pode ajudar na organização das tarefas diárias, como estantes, prateleiras e gavetas.

Além disso, a escolha de um ótimo computador é fundamental. É preciso escolher o equipamento prestando atenção em requisitos básicos que atendam às suas necessidades de uso.

Para quem usa programas de edição, uma boa placa de vídeo é necessária. Se você atua com recursos mais simples, como documentos e planilhas, pode ser importante considerar mais armazenamento de dados. Para cada necessidade, há uma configuração a ser levada em consideração na compra do seu computador.

3. Qual notebook comprar?

Antes da compra, é preciso responder algumas perguntas relevantes: qual é sua principal tarefa no trabalho? Que componente o notebook precisa ser observado para atender bem a essa tarefa? Precisa de uma tela grande? É necessária uma máquina mais robusta ou mais simples?

4. Administre seus horários de trabalho e descanso

Se tem uma coisa que aprendemos durante a pandemia e o trabalho remoto foi que precisamos administrar e separar nossos horários de trabalho e vida pessoal. Isso é imprescindível para a nossa qualidade de vida e rendimento profissional.

Existem muitas ferramentas e recursos, como aplicativos que ajudam a administrar e gerir melhor o tempo, como o Daylio e o Toggl Track. Ambos são ótimos apps para monitorar nossa saúde mental e entender como podemos e devemos gastar o nosso tempo.

Agora que você já está preparado para o home office em 2022 é só entrar no novo ano cheio de energia e boas ideias. Um 2022 de sucesso e realizações para você!

5. Internet de qualidade

Uma conexão de qualidade é tão importando quando os pontos a cima, com a internet da NovaLink você garante a melhor qualidade e estabilidade para o seu home office, temos planos dedicado para você trabalhar com muita produtividade em casa

Aproveite o máximo da internet fibra óptica!

Com a nossa Internet fibra óptica em Heliodora você garante a melhor qualidade e estabilidade na conexão, melhorando seu desempenho da sua internet!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp