Quando chega uma reclamação que o plano contrato não esta passando, devemos nos atentar quanto algumas questões. Esse artigo, irá listar algumas perguntas que devemos fazer ao cliente, para entender como está sendo executados os testes de velocidade e se o cliente, foi instruído quanto a forma correta de aferir a velocidade de sua internet.
Primeiro item que devemos nos atentar é, qual o plano do cliente, pois assim, saberemos qual a velocidade deverá passar no teste.
Planos Gigabit
Esses planos acima de 100 Mb, exigem equipamentos que passem essa velocidade, ou seja, o roteador do cliente, precisa ser Gigabit ( 10/100/1000 ). No entanto, os dispositivos do cliente, também precisam ser compatíveis quanto a essa tecnologia, tendo:
- Porta Ethernet Gigabit – Pois alguns dispositivos vem com porta ethernet Fast ( 10/100 ), fazendo assim, passar até 100 Mb em seu dispositivo.
- Rede 5 GHz – Ela proporciona:
– Maior velocidade;
– Maior qualidade de sinal;
– Maior taxa de dados;
– Menos propenso a interferências, por ter maior quantidade de canais e possuir largura de banda 80 MHz; - Processamento – Os dispositivos precisam ter um melhor processamento, para conseguirem terem mais desempenho e executar um bom teste de velocidade.
Planos Fast
Nestes planos, o que devemos nos atentar é:
- Canal e largura de banda – Pois a frequência 2.4 GHz, tem maior alcance, mas é mais propensa a interferências.
- Roteador – Os clientes desses planos, costumam-se não se importar com o roteador que possui, muita das vezes, são roteadores de 1 ou duas antenas, antigos, que já saíram de linha; então é de sua responsabilidade informá-lo quanto a isso;
– que seu roteador está ultrapassado;
– que tem opções e tecnologias melhores no mercado;
– deixar roteador de teste para o cliente; - Teste 2.4 GHz – normalmente nesta frequência, passa-se de 35 a 50 Mb, por conta de ter uma largura de banda menor e suscetível a muitas interferências.
Perguntas ao cliente
- Em qual dispositivo está executando o teste?
consegue-se saber, se terá que direcionar o cliente para um dispositivo melhor - O teste está sendo feito em um dispositivo cabeado?
se o teste barrar em 93 – 97 Mb, sabe-se que a porta ethernet ou cabo está barrando em 100 Mb - O teste está sendo feito no 5 GHz?
se o cliente falar que não possui o “5G”, orientá-lo que é necessário que seu dispositivo tenha essa rede, pois somente nela ou cabeado, possui a capacidade de aferir planos gigabit e passar os Megas contratados por ele. - Está próximo ao roteador?
a frequência 5 GHz tem menor área de cobertura, menos bem-sucedido na penetração de paredes e objetos; logo, o teste utilizando o 5G, precisa ser feito próximo ao roteador. - Consegue me enviar um print do teste?
consegue-se saber em qual servidor o cliente esta fazendo o teste, pois há servidores de teste, que estão longes da nossa rede, causando assim uma leitura imprecisa da velocidade. Nós indicamos o teste Teste Minha Conexão.
https://www.minhaconexao.com.br
Se o cliente estiver fazendo os testes da forma CORRETA, acione o técnico de suporte de rua, para uma averiguação local.
OBS: É sempre necessário fazer o Acesso remoto no cliente, validando as Normas de configuração NOVALINK.