Processo padrão de instalação.

Este é um documento onde, veremos o passo a passo, na investigação e ativação FFTH iot. Visando auxiliar e padronizar, o processo de instalação da CTO até a casa do cliente.

De antemão, ressalto a colaboração do Técnico Reginaldo Silvério (Naldinho), que foi indispensável para a elaboração deste documento.

1- Checar todos os itens, que serão utilizados durante o trabalho.

ITEMVERIFICAÇÃO
VEÍCULOLIMPEZA, ORGANIZAÇÃO, COMBUSTÍVEL, PNEUS, ÁGUA E ÓLEO DO MOTOR
ESCADALIMPEZA, ESTADO DA ESCADA ( TRINCAS E FUNCIONAMENTO DA MOLA ), CORDA UTILIZADA PARA SUBIR E DESCER A ESCADA.
BOTALIMPEZA
CAPACETELIMPEZA, ESTADO DA CONCHA E CARNEIRA
CINTOLIMPEZA, COSTURAS
TALABARTESE NÃO HÁ OXIDAÇÕES
KIT DE FIBRAPOWER METER, CLIVADOR DE PRECISÃO, CANETA LASER, ALICATE DECAPADOR DE FIBRA, DECAPADOR DE CABO DROP FLAT, CANETA DE LIMPEZA
KIT DE FERRAMENTASALICATE UNIVERSAL, ALICATE DE CORTE, CHAVE PHILLIPS E FENDA (MÉDIA E GRANDE), ESTILETE OU CANIVETE, CANETA DE IDENTIFICAÇÃO ELÉTRICA
EPC2 CONES MARCADOS COM AS RESPECTIVAS PLACAS DO VEÍCULO
LUVALIMPEZA E SE NÃO HÁ RASGOS
VERIFICAÇÕES DIÁRIAS E SEMANAIS.

2- Verificar O.S (ordem de serviço – nela consiste as informações da instalação)

  • Nome do cliente
  • Endereço
  • CTO
  • Lacre
  • Equipamentos a serem utilizados
  • Plano contratado

3- Fazer avaliação visual, por onde começar a ativação (da CTO para a CASA ou da CASA para a CTO). Sempre com autorização do proprietário ou cliente. Garantindo a qualidade do serviço e atendimento. Mantendo sempre a segurança durante as manobras necessárias durante a ativação.

4- Parte da rua – da CTO até ao padrão do cliente

  • Conduzir o cabo óptico, com o cuidado necessário, evitando atenuações.Prezando sempre sua segurança! Utilizando os EPI. Colocando a escada com a inclinação e firmeza adequada, a ancorando com amarração no poste, dando mais sustentação para a execução do serviço.
  • SEMPRE ancorar o cabo drop, com alça pré-formada, no arame de sustentação do DROP, em TODOS os pontos necessários nas NOSSAS roldanas. Inclusive no padrão do cliente, também usar alça.
  • É PROIBIDO O USO DE ARAMES PARA ANCORAGEM ( EVITANDO ASSIM, PROBLEMAS FUTUROS )
  • Finalize próximo ao padrão do cliente, colocando a plaquinha, identificando nosso cabo drop.
  • Colocar o lacre, identificando o cliente

OBSERVAÇÃO: MANTER MAPA KMZ ATUALIZADO!

5- Sinal Óptico

  • Fazer os conectores, com limpeza e higiene
  • Aferir o sinal da CTO
  • Sempre limpar o conector e acoplador da CTO
  • Avisar o técnico da infra, sempre que houver divergência de sinal e ao lotar a CTO.

6- Do padrão para a residencia

  • Abordar o cliente de forma cordial, o chamar pelo nome, ter uma interação, a ponto de criar um vínculo com o cliente.
  • Fazer perguntas sobre:
    – como era a outra internet que ele tinha
    – o que ele tem de dispositivos
    – quais serviços ele utiliza na internet
    • Verificar com o cliente, como e onde, ele deseja que seja instalado.
      QUEM DECIDE ISSO É O TÉCNICO, porém, é de extrema importância escutar o cliente, e provar com argumentos convincentes, que a melhor forma e local, é o que o técnico definiu.


      A FORMA EFICAZ DE SE DIAGNOSTICAR O MELHOR LOCAL PARA O PONTO WI-FI, É FAZENDO O SITE SURVEY PELA RESIDÊNCIA.
      UTILIZE A O APLICATIVO Wifiman. FERRAMENTE EXCELENTE E COMPLETA PARA ESSE TIPO DE DIAGNÓSTICO
      .

  • Após definido e instalado o ponto ótico, no melhor local da residência:
    – passagem da fibra o mais discreta possível, com acabamento padrão.
    – fazer o conector, limpar e aferir o sinal óptico, sendo permitido perda de1 a 2 dbm no máximo, em relação a CTO.
  • Pedir ou liberar a ONU / sempre mandar foto do sinal do power meter.
  • Configuração do moldem wi-fi, seguindo as normas e de configuração NOVALINK. https://novalink.com.br/knowledge-base/base-de-conhecimento/uncategorized/normas-de-configuracao-novalink/
  • Realizar testes.
    – 2.4 GHZ
    – 5 GHZ
    – Ping
    – Testar a conexão em TODOS dispositivos do cliente, como: TV ( youtube, lista de canais, netflix,etc ), CELULARES, TV BOX, IMPRESSORA, DVR, NVR, SE MANTEVE O ACESSO AS CÂMERAS ( quando for o caso ).

    Por fim teste a velocidade

    https://novalink.com.br/knowledge-base/base-de-conhecimento/uncategorized/teste-minha-conexao/

    veja como e a importância de se fazer, de forma adequada!

FINALIZANDO
Orientar o cliente, sobre como funciona o serviço contratado. Oferecer soluções, perante fragilidades e problemas encontrados, como:
– segundo ponto
– cabeamento de tv, video game, tv box, computador e etc
– dispositivos compatível com frequência 5Ghz
Tirar as dúvidas do cliente, com exemplos práticos e simples, do cotidiano do cliente. Ser convincente e demonstrar dominar o assunto!
Por fim o agradeça por nos ter escolhido, demonstre que faz total diferença, ter ele como cliente, e que estamos totalmente dispostos a atendê-lo e dar suporte quando for necessário.


NOSSO SUPORTE FUNCIONA DE SEGUNDA A SEGUNDA DAS 08:00 ÀS 22:00 HORAS.

Contado: (35) 3652 – 0353 Whatsapp ou 0800 328 0123
Endereço: R: Dr. Joaquim Maciel Didier 100 – SGS / R: Cônego Luiz Vieira 121 – Heliodora