Este é um documento onde, veremos o passo a passo, na investigação e ativação FFTH iot. Visando auxiliar e padronizar, o processo de instalação da CTO até a casa do cliente.
De antemão, ressalto a colaboração do Técnico Reginaldo Silvério (Naldinho), que foi indispensável para a elaboração deste documento.
1- Checar todos os itens, que serão utilizados durante o trabalho.
ITEM | VERIFICAÇÃO |
VEÍCULO | LIMPEZA, ORGANIZAÇÃO, COMBUSTÍVEL, PNEUS, ÁGUA E ÓLEO DO MOTOR |
ESCADA | LIMPEZA, ESTADO DA ESCADA ( TRINCAS E FUNCIONAMENTO DA MOLA ), CORDA UTILIZADA PARA SUBIR E DESCER A ESCADA. |
BOTA | LIMPEZA |
CAPACETE | LIMPEZA, ESTADO DA CONCHA E CARNEIRA |
CINTO | LIMPEZA, COSTURAS |
TALABARTE | SE NÃO HÁ OXIDAÇÕES |
KIT DE FIBRA | POWER METER, CLIVADOR DE PRECISÃO, CANETA LASER, ALICATE DECAPADOR DE FIBRA, DECAPADOR DE CABO DROP FLAT, CANETA DE LIMPEZA |
KIT DE FERRAMENTAS | ALICATE UNIVERSAL, ALICATE DE CORTE, CHAVE PHILLIPS E FENDA (MÉDIA E GRANDE), ESTILETE OU CANIVETE, CANETA DE IDENTIFICAÇÃO ELÉTRICA |
EPC | 2 CONES MARCADOS COM AS RESPECTIVAS PLACAS DO VEÍCULO |
LUVA | LIMPEZA E SE NÃO HÁ RASGOS |
2- Verificar O.S (ordem de serviço – nela consiste as informações da instalação)
- Nome do cliente
- Endereço
- CTO
- Lacre
- Equipamentos a serem utilizados
- Plano contratado
3- Fazer avaliação visual, por onde começar a ativação (da CTO para a CASA ou da CASA para a CTO). Sempre com autorização do proprietário ou cliente. Garantindo a qualidade do serviço e atendimento. Mantendo sempre a segurança durante as manobras necessárias durante a ativação.
4- Parte da rua – da CTO até ao padrão do cliente
- Conduzir o cabo óptico, com o cuidado necessário, evitando atenuações.Prezando sempre sua segurança! Utilizando os EPI. Colocando a escada com a inclinação e firmeza adequada, a ancorando com amarração no poste, dando mais sustentação para a execução do serviço.
- SEMPRE ancorar o cabo drop, com alça pré-formada, no arame de sustentação do DROP, em TODOS os pontos necessários nas NOSSAS roldanas. Inclusive no padrão do cliente, também usar alça.
- É PROIBIDO O USO DE ARAMES PARA ANCORAGEM ( EVITANDO ASSIM, PROBLEMAS FUTUROS )
- Finalize próximo ao padrão do cliente, colocando a plaquinha, identificando nosso cabo drop.
- Colocar o lacre, identificando o cliente
OBSERVAÇÃO: MANTER MAPA KMZ ATUALIZADO!
5- Sinal Óptico
- Fazer os conectores, com limpeza e higiene
- Aferir o sinal da CTO
- Sempre limpar o conector e acoplador da CTO
- Avisar o técnico da infra, sempre que houver divergência de sinal e ao lotar a CTO.

6- Do padrão para a residencia
- Abordar o cliente de forma cordial, o chamar pelo nome, ter uma interação, a ponto de criar um vínculo com o cliente.
- Fazer perguntas sobre:
– como era a outra internet que ele tinha
– o que ele tem de dispositivos
– quais serviços ele utiliza na internet
- Verificar com o cliente, como e onde, ele deseja que seja instalado.
– QUEM DECIDE ISSO É O TÉCNICO, porém, é de extrema importância escutar o cliente, e provar com argumentos convincentes, que a melhor forma e local, é o que o técnico definiu.A FORMA EFICAZ DE SE DIAGNOSTICAR O MELHOR LOCAL PARA O PONTO WI-FI, É FAZENDO O SITE SURVEY PELA RESIDÊNCIA.
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- Verificar com o cliente, como e onde, ele deseja que seja instalado.
- Após definido e instalado o ponto ótico, no melhor local da residência:
– passagem da fibra o mais discreta possível, com acabamento padrão.
– fazer o conector, limpar e aferir o sinal óptico, sendo permitido perda de1 a 2 dbm no máximo, em relação a CTO. - Pedir ou liberar a ONU / sempre mandar foto do sinal do power meter.
- Configuração do moldem wi-fi, seguindo as normas e de configuração NOVALINK. https://novalink.com.br/knowledge-base/base-de-conhecimento/uncategorized/normas-de-configuracao-novalink/
- Realizar testes.
– 2.4 GHZ
– 5 GHZ
– Ping
– Testar a conexão em TODOS dispositivos do cliente, como: TV ( youtube, lista de canais, netflix,etc ), CELULARES, TV BOX, IMPRESSORA, DVR, NVR, SE MANTEVE O ACESSO AS CÂMERAS ( quando for o caso ).
Por fim teste a velocidade
https://novalink.com.br/knowledge-base/base-de-conhecimento/uncategorized/teste-minha-conexao/
veja como e a importância de se fazer, de forma adequada!
FINALIZANDO …
Orientar o cliente, sobre como funciona o serviço contratado. Oferecer soluções, perante fragilidades e problemas encontrados, como:
– segundo ponto
– cabeamento de tv, video game, tv box, computador e etc
– dispositivos compatível com frequência 5Ghz
Tirar as dúvidas do cliente, com exemplos práticos e simples, do cotidiano do cliente. Ser convincente e demonstrar dominar o assunto!
Por fim o agradeça por nos ter escolhido, demonstre que faz total diferença, ter ele como cliente, e que estamos totalmente dispostos a atendê-lo e dar suporte quando for necessário.
NOSSO SUPORTE FUNCIONA DE SEGUNDA A SEGUNDA DAS 08:00 ÀS 22:00 HORAS.
Contado: (35) 3652 – 0353 Whatsapp ou 0800 328 0123
Endereço: R: Dr. Joaquim Maciel Didier 100 – SGS / R: Cônego Luiz Vieira 121 – Heliodora