Colocar o roteador em bridge

O que é o modo bridge do roteador?

O modo bridge, quando ativado, faz com que o roteador não funcione mais como um roteador. Por isso, a ativação do recurso é indicada para redes com mais de um roteador conectado. Exemplo, quando fazemos um segundo ponto.

Quando ativado, o modo bridge permite que a cobertura da rede W-Fi seja ampliada, permitindo que a casa ou estabelecimento que não recebiam sinal forte passem a se conectar à rede sem fio sem dificuldades. Ele também evita certos conflitos de endereço de IP e alguns problemas de desempenho na sua rede. Muito comum em video games e jogos aparecer DUPLO NAT quando está conectado no segundo roteador e ele NAO está em bridge.

Com o modo bridge também é possível conectar diferentes aparelhos a diferentes roteadores e ainda assim garantir que todos estejam na mesma rede Wi-Fi. Vamos dizer que você queira imprimir um arquivo em uma impressora que está no escritório, próxima a um roteador Wi-Fi instalado no cômodo, mas você está usando seu notebook na sala, conectado a outro roteador. Caso um deles esteja com o modo bridge ativado, você conseguirá usufruir dos recursos Wi-Fi da impressora mesmo sem estar diretamente conectado ao mesmo roteador que a impressora.

Parte prática

  1.  ONU EM BRIDGE
  2. ROTEADOR PRINCIPAL COM PPPoE, DHCP ATIVADO E CABO PLUGADO NA PORTA WAN
  3. ROTEADOR DO SEGUNDO PONTO, COM CABO VINDO DO ROTEADOR PRINCIPAL PLUGADO NA PORTA LAN
  4. DESABILITAR DHCP SERVER
  5. MUDAR O IP DA LAN, PARA O IP FINAL 254, NA MESMA REDE DO ROTEADOR PRINCIPAL

Exemplo: IP do roteador principal 192.168.101.1
IP do roteador secundário: 10.0.0.1
Vai alterar o IP de LAN do roteador secundário para 192.168.101.254